Uma força-tarefa do Ministério Público (MP) estadual, da Delegacia do Consumidor e da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Estado interditou dois restaurantes em Faxinal do Soturno, na Região Central.
Leia outras notícias de Polícia
Ao todo, oito estabelecimentos seriam vistoriados durante esta quarta-feira. De acordo com a promotora de Justiça Caroline Vaz, coordenadora do Centro de Apoio de Defesa do Consumidor do MP RS, a operação foi motivada por denúncias. A ação é semelhante à realizada durante o verão em restaurantes do litoral gaúcho.
Também participam da operação agentes da Vigilância Sanitária do município, o promotor de Faxinal do Soturno e o Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BM) de Santa Maria.
Além dos dois estabelecimentos interditados, até as 16h, outros cinco já haviam sido autuados por apresentar irregularidades. Segundo a promotora, entre os principais problemas, está o armazenamento inadequado de produtos.
- Todos os locais tinham produtos sem procedência como carnes, queijos coloniais e vinagres. Alguns produtos também estavam vencidos. Houve muitos problemas de armazenamento também. Restos de comida que seriam reaproveitados, carnes misturadas com vasilhas de bebidas em depósitos totalmente sem higiene, produtos refrigerados que deveriam estar congelados. Além disso, os locais estão com os alvarás vencidos, e um deles nem possuía a documentação para vender refeições - relata Carolina.
Os nomes dos estabelecimentos não foram revelados pelo MP. Os locais foram notificados e devem fazer as adequações necessárias e, então, solicitar uma nova vistoria da Vigilância Sanitária. Se houver caso de reincidência, os restaurantes serão multados.
A Delegacia do Consumidor irá registrar as ocorrências, e os responsáveis pelos restaurantes podem responder pelo crime de fornecimento de alimento impróprio para consumo. Foi recolhida cerca de uma tonelada e meia de comida imprópria para o consumo. Os produtos foram inutilizados e devem ser levados para o aterro sanitário de Faxinal do Soturno ainda nesta quarta.