O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva gravou, nesta sexta-feira, em Brasília, uma mensagem ao país e aos deputados sobre a votação do pedido de abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff pela Câmara dos Deputados, no domingo. Em sua mensagem, ele reafirma a confiança na vitória:
– Vamos derrotar o impeachment e encerrar de vez essa crise.
Leia mais
O que são as pedaladas fiscais que levaram ao pedido de impeachment
Roberto Jefferson reassume comando do PTB e diz que não guarda ressentimento de Lula
Vaccari disse que Lula "estava a par do negócio", afirma Salim Schahin
Lula diz que, a partir de segunda-feira, independentemente de cargos, estará empenhado, ao lado de Dilma, para que o Brasil tenha um novo modo de governar.
– Nessa próxima etapa, vou usar minha experiência de ex-presidente para ajudar na reconstrução do diálogo e unir o país".
O ex-presidente passou a semana conversando com lideranças políticas para barrar o impeachment e alertou os deputados que o esforço para o país ser reconhecido como uma nação com instituições sólidas pode ser jogado fora no próximo domingo. Ele pede que os parlamentares não "embarquem em aventuras, acreditando no canto da sereia dos que sentam na cadeira antes da hora".
– Quem trai um compromisso selado nas urnas não vai sustentar acordos feitos nas sombras. Eu estou convencido de que o golpe do impeachment não passará. Derrubar um governo eleito democraticamente sem que haja um crime de responsabilidade não vai consertar nada. Só vai agravar a crise.
*Agência Brasil