Está marcado para a tarde desta segunda-feira (18) o interrogatório da jovem acusada de matar a ex-namorada a facadas dentro do apartamento onde moravam em Santa Maria. A audiência na 1ª Vara Criminal está marcada para 14h, no Fórum municipal.
Stéphanie Freitas é acusada pelo Ministério Público de homicídio doloso (quando há intenção de matar), com três qualificadoras: motivo torpe, recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio. Neste caso, o crime foi caracterizado como feminicídio por ser violência doméstica, já que as duas tinham um relacionamento. Ela está detida preventivamente no Presídio Regional de Santa Maria desde o dia 8 de janeiro, quando foi transferida do Hospital Casa de Saúde.
A primeira audiência foi no dia 9 de março, mas nem todas as testemunhas foram ouvidas. Como Stéphanie tem direito de ser ouvida por último, a audiência foi remarcada. No total, 14 testemunhas já foram ouvidas: oito de acusação e seis de defesa. Nesta segunda, será ouvida mais uma testemunha de defesa e, depois, o juiz Ulysses Louzada vai interrogar Stéphanie. Quando todos forem ouvidos, há um prazo para alegações finais e, então, será decidido se Stéphanie será ou não julgada em tribunal popular.
Helenara Pinzon, de 22 anos, foi assassinada em 5 de dezembro de 2015 no bairro Nossa Senhora de Lourdes com pelo menos três facadas - no pescoço, peito e abdome. De acordo com informações de testemunhas, as duas teriam terminado o relacionamento no dia anterior e estavam pensando em devolver o imóvel à imobiliária.