A insegurança em Santa Maria tem feito os comerciantes mudarem alguns hábitos. Alvo de um assalto na noite de terça-feira, o proprietário da Padaria e Lancheria Belinazo, localizada na Avenida Medianeira, deve começar a fechar as portas mais cedo.
Em 18 dias, 8 mercados são alvos de assaltantes em Santa Maria
O estabelecimento foi assaltado por volta das 20h de terça-feira por um trio armado e encapuzado. Conforme o proprietário do estabelecimento, um homem de 43 anos que preferiu não ser identificado, o assalto ocorreu no momento do fechamento da padaria.
Idoso morre em assalto a residência em Caçapava do Sul
No local, estavam cinco pessoas, sendo quatro funcionários e um amigo da equipe. Um dos assaltantes entrou na padaria enquanto os outros dois aguardaram do lado de fora do estabelecimento.
- Eu não estava no local, apenas meus funcionários. Eles já estavam indo embora quando os assaltantes chegaram. O rapaz que trabalha como caixa estava do lado de fora com um amigo, e as meninas tinham ido buscar os pertences para ir embora. Os ladrões que ficaram do lado de fora mandaram o caixa e o amigo deitar no chão, enquanto o outro pegava o dinheiro do caixa - conta o proprietário.
Leia outras notícias de Geral e Polícia
Ainda conforme o dono da padaria, além do rapaz do caixa e do amigo, apenas uma das funcionárias presenciou o assalto. Os criminosos levaram cerca de R$ 300 do caixa, além de celulares. O estabelecimento conta com câmeras internas de segurança, que registraram o momento em que um dos ladrões pegou o dinheiro.
- Tudo não demorou mais do que dois minutos. O dinheiro não tem problema, o pior é como fica o psicológico. A gente acaba ficando desconfiado com tudo - desabafa o dono da padaria.
O estabelecimento costuma fechar por volta das 20h, mas, conforme o proprietário, por medo de novos assaltos, o local deve passar a fechar mais cedo. Segundo o dono, outras medidas de segurança estão sendo estudadas pela família, que mantém a padaria há 12 anos e nunca havia sido alvo de criminosos:
- A gente vai ter que mudar algumas coisas. Fechar mais cedo, talvez colocar um segurança, ainda não definimos. A gente se sente coagido porque pagamos altos impostos e não temos segurança alguma.
Investigação
A Brigada Militar (BM) esteve no local logo após o assalto e fez buscas pela região. A investigação do caso está a cargo do delegado André Diefenbach. Segundo ele, as imagens internas do estabelecimento devem ser solicitadas ao proprietário para auxiliar nas investigações. Até ontem, conforme Diefenbach, nenhum suspeito do assalto havia sido identificado.
- O trio estava encapuzado, então, teremos que ver se alguma característica do criminoso pode ajudar a reconhecer os assaltantes - declara o delegado.