Ainda faltam pouco mais de 50 dias para o início do inverno, mas os últimos dias foram gelados em Santa Maria e em todo o Estado. Na quarta-feira, foi registrado o maior frio do ano na cidade, 7,8ºC, por volta das 5h, conforme a Somar Meteorologia. Mas um termômetro que fica em frente à Basília da Medianeira chegou a registrar 4ºC, por volta das 7h. Outra cidade da região, Caçapava do Sul, foi uma das quatro gaúchas que registraram sensação térmica negativa, - 0,5ºC. Esta onda de frio que atinge o Estado é resultado de dois fatores: o enfraquecimento do fenômeno El Niño e o desbloqueio que trouxe a massa de ar polar do Oceano Pacífico. Mas não deve durar muito.
RS registra a primeira temperatura negativa do ano em São José dos Ausentes
– O que estava acontecendo era uma situação de bloqueio no Pacífico que impedia que a frente fria entrasse no Estado. Agora, esse bloqueio se rompeu, e essa frente fria conseguiu entrar com o ar polar. Tanto é que esse ar frio vai chegar na região norte do país. Estados como Rondônia e Acre já estão sentindo temperaturas na casa dos 20ºC, o que não é normal para aquela região – explica o meteorologista da Somar, Fábio Luengo.
Temperatura cai ainda mais no Estado nesta quinta-feira
A expectativa é que o inverno, que começa apenas em 20 de junho, seja mais gelado que o de 2015, justamente pela perda de força do El Ninõ. Mas as baixas temperaturas devem seguir do jeito que estão só até este final de semana. Depois disso, os termômetros devem ficar acima dos 10ºC e haverá oscilações com novas ondas de frio nas segundas quinzenas de maio e junho.
Amostra grátis do inverno
Frio deve perder intensidade na próxima semana e inverno promete ser mais rigoroso que em 2015
Meteorologistas apontas que enfraquecimento do El Niño e quebra de barreira do oceano Pacífico fazem com que o ar polar entre com mais facilidade no continente
Naion Curcino
Enviar email