Ao menos 100 pessoas morreram em uma explosão causada por fogos de artifício em um templo na cidade costeira de Paravur, no estado de Kerala, no sul da Índia neste domingo. Informações apontam que há pelo menos 280 pessoas feridas.
Leia mais:
Terremoto 6,6 graus no Afeganistão, sentido no Paquistão e Índia
Milhares de pessoas assistiam ao show pirotécnico como parte das comemorações do Ano Novo hindu. As autoridades alegam que a permissão para a apresentação teria sido negada devido aos riscos de incêndio.
Durante a manhã, centenas de pessoas chegavam ao local na busca de familiares enquanto equipes de resgate removiam os destroços do prédio para encontrar sobreviventes.
"A situação está sob controle agora", afirmou ao canal NDTV o ministro do Interior de Kerala, Ramesh Chennithala.
Nas imagens exibidas pela televisão era possível observar fortes explosões e colunas de fumaça, assim como os feridos sendo levados para os hospitais. O incêndio teve início pouco depois das 3h da madrugada (18h30min no horário de de Brasília deste sábado).
No início da manhã os corpos carbonizados permaneciam no chão do templo e a polícia examinava o material pirotécnico que não explodiu.
Segundo a rede BBC, equipes médicas foram deslocadas de Nova Délhi para reforçar o atendimento dos centenas de feridos. As informações dão conta que muitos sofreram queimaduras severas e estão em situação grave.
Testemunhas relataram que pedaços de concreto voaram e atingiram pessoas e lugares a cerca de um quilômetro do local do templo.
O diretor do hospital Thiruvananthapuram Medical College, na capital de Kerala, afirmou que alguas vítimas apresentam feridas tão graves que terão que passar por amputações.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, anunciou que pretende visitar o local e prometeu 200.000 rupias (3.000 dólares) de indenização às famílias dos mortos e 50.000 rupias para os feridos.
O governo do Estado de Kerala já autorizou o início das investigações e a polícia deve responsabilizar os administradores do templo.
Acidentes com fogos de artifício não são incomuns na Índia, já que são frequentemente utilizados em comemorações e festividades.
*Zero Hora com AFP
Leia as últimas notícias