O governador licenciado do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), deverá voltar ao trabalho nesta quarta-feira, quando terminará a licença médica de 30 dias para tratamento de um câncer linfático. De acordo com o governo estadual, está mantida a data para que Pezão reassuma o cargo e não há, até o momento, previsão de que a licença seja renovada.
Pezão se afastou oficialmente do governo no último dia 28 de março. Neste período, ele passou por dois ciclos de quimioterapia, o último finalizado em 20 de abril. Na ocasião, o governador raspou o cabelo para evitar o desconforto da queda associada ao processo. O terceiro e último ciclo de quimioterapia deverá ocorrer em duas semanas.
Leia mais
Após tratar infecção na pele, Pezão recebe alta no Rio
Com câncer, Pezão apresenta melhora, mas permanece internado
Lula evita imprensa durante visita a governador do Rio
A equipe do oncologista Daniel Tabak, médico do governador, informou ao final do segundo ciclo que o tratamento transcorreu "com sucesso, sem qualquer intercorrência significativa". Pezão encontra-se "em bom estado geral", com "ótima tolerância ao tratamento", conforme divulgou o governo do Estado na ocasião.
Pezão chegou a ficar 19 dias internado no Hospital Pró-Cardíaco até que saísse o diagnóstico da doença. O governador tem um linfoma não-Hodgkin, doença curável, que é debelada pela quimioterapia em 70% dos casos. O vice-governador, Francisco Dornelles (PP), substitui Pezão durante a licença médica.
*Estadão Conteúdo