A creche municipal Darcy Vargas, que atende cerca de 230 alunos no bairro Rosário, em Santa Maria, está fechada nesta quinta e sexta-feira para higienização. Em menos de um mês, esta é a oitava escola a suspender aulas no município devido a casos da doença mão-pé-boca.
Leia outras notícias de Geral e Polícia
De acordo com a diretora, Márcia Beck, apenas um caso foi registrado na escola, em um bebê de um ano de idade. A escola ficou sabendo nesta quarta, quando avisou os pais de alunos de que não haveria aulas. As atividades serão retomadas na próxima segunda-feira.
A doença mão-pé-boca causa feridas na boca e nos membros, além de febre alta em alguns casos. A exemplo das viroses, ela é transmitida por tosse, saliva e contato com fezes. A Vigilância em Saúde trata o aparecimento dos casos como um surto. A recomendação para evitar a contaminação é higienizar frequentemente as mãos. Os pais que notarem os sintomas nos filhos devem levá-los para atendimento médico. O diagnóstico é rápido e, se for confirmado, a escola deve ser informada.