A Brigada Militar (BM) mobilizará seu efetivo para acompanhar os atos contra e a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) durante este fim de semana em Santa Maria. Ao todo, estão previstas duas vigílias, ambas começarão no sábado e se encerrarão no domingo. A primeira delas, chamada Acampamento pela Democracia, será no Largo da Locomotiva, na Avenida Presidente Vargas e começará às 16h de sábado com previsão de término para as 20h de domingo. A mobilização é em contrariedade à saída da Dilma. Já a segunda atividade, que leva o nome de Vigília pela Liberdade, também começará no sábado, a partir das 19h e deve se encerrar às 23h de domingo. O ato tem como bandeira a defesa do processo de impeachment.
Leia outras notícias sobre o impeachment
O comandante do 1º RPMon, Gedeon Pinto, diz que a BM estará mobilizada para dar todo o suporte necessário às duas manifestações. Para isso, serão designados homens e mulheres do próprio 1º RPMon e ainda do Batalhão de Operações Especiais (BOE) e do Comando Regional de Polícia Ostensiva Central (CRPO-C), que irão monitorar as duas manifestações diuturnamente:
– Teremos um efetivo considerável e esperamos que tudo transcorra dentro da normalidade e das regras de civilidade e respeito ao contraditório e, principalmente, à livre manifestação. Nosso efetivo acompanhará desde o primeiro minuto dos dois atos até o fim dessas mobilizações. Pedimos aos participantes que tenham bom senso.
Bandeiras dos atos
O ato em defesa à democracia é capitaneado pela Frente Brasil Popular e terá a participação de movimentos sociais, como o MST e Movimento Nacional de Luta por Moradia (MNLM). Sindicatos, como a CUT e a CTB, também integrarão o ato. O DCE da UFSM também participa das atividades. O ato tem o apoio do PT e do PC do B. Para o sábado, estão previstas atividades artísticas e culturais.
Saiba como será o rito do impeachment a partir de sexta-feira
Na cidade, o Movimento Brasil Livre (MBL) é quem está à frente da atividade que defende a saída de Dilma do comando do país. Os responsáveis projetam que, ao longo do sábado e do domingo, serão colocadas caixas de som na Praça Saldanha Marinho com chamamento à população. A organização servirá pão e salsichão aos participantes. Também foi definido que não haverá passeata pelas ruas centrais da cidade, a exemplo de atos anteriores.
Em ambos os atos, há previsão de telões para que os manifestantes acompanhem a votação do processo do impeachment, que ocorrerá a partir das 14h de domingo.