O município de São Francisco de Assis, na Região Central, decretou situação de emergência após estragos causados pelo temporal no último sábado. A Defesa Civil estima prejuízos na área privada em R$ 3 milhões. Além disso, há moradores que enfrentam falta de água há mais de dois dias, desde 18h de sábado. Cerca de mil clientes seguem sem energia elétrica, segundo a AES Sul.
São Francisco de Assis está sem abastecimento de água devido ao temporal
De 300 a 400 casas tiveram algum tipo de dano, e mais de 100 postes caíram. Dez famílias ficaram desalojadas e estão em casas de familiares. Os bairros mais atingidos são João 23, Ari Lopes, Getúlio Vargas, Assis Brasil, Vila Nova e João de Deus. O coordenador da Defesa Civil, Divando Nemitz, afirma que o temporal de sábado causou mais estragos do que as chuvas de outubro de 2015.
Mais de seis mil metros quadrados de lonas foram distribuídos. Nesta terça, cerca de mil telhas estão sendo distribuídas aos moradores. Os R$ 3 milhões se referem a danos em casas, lavouras, cooperativas e silos do município. Na área pública, os prédios de seis escolas e cinco creches tiveram danos.
A Corsan afirma que os locais que sofrem com falta de água há 64 horas são "pontas de rede", ou seja, ficam longe das redes de água. A situação deve ser normalizada até por volta do meio-dia, segundo a companhia.