Apostando em uma estratégia digital, Zero Hora subiu uma posição no ranking do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) em fevereiro e agora é o quarto maior jornal do país. Com um crescimento de 8,5% em relação ao mês anterior, o veículo alcançou 208.963 em circulação total, que soma edições impressa e digital. É a primeira vez que ZH figura nesta colocação. O jornal Folha de S.Paulo (SP) lidera a lista, seguido por O Globo (RJ) e Super Notícias (MG). O Diário Gaúcho aparece no sexto lugar, um abaixo de O Estado de S. Paulo.
Esse resultado foi impulsionado pelo aumento de 58% na circulação digital em fevereiro, em relação ao mesmo mês do ano passado.
– O crescimento da nossa carteira digital é consequência de uma série de iniciativas que foram tomadas nos últimos 12 meses. Esse resultado passa pela montagem de uma estrutura dedicada a pensar estrátegias e processos digitais, pelo lançamento de novos produtos e pela qualidade do conteúdo que é oferecido – destaca Marcelo Leite, diretor de Produto, Marketing e Vendas do Grupo RBS.
Pensando em qualificar os processos de distribuição de conteúdo, Zero Hora oferece aos seus leitores produtos que reforçam essa estratégia. Uma das iniciativas que contribuíram para o crescimento da circulação é o ZH Tablet, lançado em dezembro passado. A modalidade de assinatura entrega um tablet ao assinante para que ele tenha acesso a uma versão digital de ZH, que reproduz a mesma experiência de folhear o tradicional jornal impresso matutino aliada a opções de interatividade, o chamado Jornal Digital. Além dele, também são oferecidos o ZH Noite e o recém-lançado Domingo Digital.
ZH Tablet é finalista do Prêmio INMA 2016 na categoria Melhor Conteúdo Pago ou Iniciativa para Novas Assinaturas.
– Aumentar a carteira digital de assinantes inspira visão e sustentabilidade do negócio. Ainda seguiremos investindo em um produto impresso premium, com a qualidade do nosso jornalismo que nos diferencia – destaca Andiara Petterle, vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais do Grupo RBS.
Em fevereiro, o Jornal Digital somou 3,5 milhões de visualizações em smartphones e desktops. Com mais de 30 interatividades por dia, incluindo vídeos, galerias de fotos e cruzadinhas, o tempo de permanência do usuário gira em torno de 18 minutos, enquanto que no site ZH.com é de aproximadamente três minutos.
No ZH Noite, os assinantes recebem de segunda a sexta-feira, a partir das 19h, as notícias do dia e a programação da noite. Outra novidade apresentada aos assinantes é a superedição, lançada no início de março. Todos os finais de semana, o leitor recebe um jornal renovado, com cadernos e colunistas, e conteúdo aprofundado, disponível em uma única edição aos sábados pela manhã. No domingo, os resultados das rodadas esportivas de sábado e as últimas notícias estão no ZH Domingo Digital, publicado a partir das 11h, exclusivamente online.