Apesar de haver a garantia de recursos para manter a obra de duplicação das BRs da travessia urbana neste ano, o corte do Orçamento reduziu significativamente as verbas disponíveis para obras de manutenção, inclusive para as rodovias federais aqui da região.
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Segundo o engenheiro do Dnit em Santa Maria, João Carlos Tonetto, há garantia de R$ 54 milhões para a duplicação das BRs. Com isso, será possível até concluir este ano alguns dos viadutos (veja abaixo). A obra, que está em ritmo lento desde os últimos meses, agora deve ganhar uma velocidade maior, pois o Dnit pagou às empreiteiras verbas que estavam em atraso.
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O Dnit mantém o prazo de conclusão para o final de 2017, mas como ainda faltarão R$ 200 milhões na obra no ano que vem, é provável que ela só fique pronta nos anos seguintes. Tudo dependerá das verbas.
Segundo Tonetto, o órgão tem feito projetos e lutado para realizar várias obras de melhorias nas rodovias, como troca de asfalto em grandes trechos e a construção de terceiras faixas. Porém, devido aos cortes de verbas, algumas dessas obras não poderão ser realizadas este ano, como estava previsto. As terceiras faixas de Santa Maria a Júlio de Castilhos e também até São Sepé não devem sair do papel este ano.
Segundo o Dnit, há dinheiro disponível só para fazer tapa-buracos nas BRs e pequenas obras pontuais. Vale ressaltar que esta é a previsão atual e que esse cenário (veja quadro) poderá mudar se o Dnit conseguir a liberação de mais verbas.
DUPLICAÇÃO DA TRAVESSIA URBANA
Há R$ 54 milhões para o obra este ano, mas faltarão mais de R$ 200 milhões para 2017, quando é o prazo de conclusão. Por isso, é provável que ela fique pronta entre 2018 e 2020:
Lote 1 (Castelinho à Uglione)
Nos próximos meses, serão asfaltadas as ruas laterais no trevo do Castelinho e perto do cruzamento com a Rua Duque (na Fiat) para permitir a construção dos viadutos. Serão priorizadas as obras dos viadutos do Castelinho e da rodoviária, que devem ficar prontos e liberados ao tráfego até o final do ano. Deve ser iniciado o viaduto da Duque
Lote 2 (Uglione ao Arroio Taquara)
Será priorizada a construção de uma passagem inferior no cruzamento da BR-287 com a Av. Maurício Sirotsky Sobrinho para dar acesso ao novo shopping. Para quem for pela avenida, haverá uma espécie de túnel por baixo da BR. Também serão construídas este ano as pontes dos arroios Taquara e Ferreira. A previsão é já deixar asfaltados alguns trechos da duplicação
MANUTENÇÃO DAS RODOVIAS
BR-158 - Santa Maria a Júlio de Castilhos
Em 2015, foi feita a recuperação da rodovia, e estava prevista a construção de oito trechos de terceiras faixas para propiciar ultrapassagens. Como o contrato termina agora em abril e não há recursos, essas faixas extras não serão construídas agora. A tentativa será incluir essas obras na nova licitação para fazê-las, possivelmente, a partir de 2017. A perspectiva é que, este ano, só sejam feitos tapa-buracos
BR-158 - Santa Maria a Rosário do Sul
Novo contrato de manutenção foi assinado, e obra de manutenção com tapa-buracos vão começar em breve
BR-287 - Faixa Nova de Camobi
Depois da restauração de trechos com problemas, foi feita cobertura com revestimento microasfáltico (camada fina para evitar infiltração de água) em todo o trecho, além de dois novos trevos e dois refúgios para entrar e sair do clube Dores e dos residenciais
A partir desta semana, será feita toda a sinalização da Faixa Nova, inclusive com a colocação de tachões na faixa central, para evitar ultrapassagens em local proibido, e tachinhas refletivas nas laterais para auxiliar na sinalização à noite. Nos trevos e refúgios, serão colocados postes de luz. Serão feitos dois refúgios com tachões entre a cohab e a UFSM
BR-287 - Santa Maria a São Vicente do Sul
Estava prevista a restauração de todo o trecho, com retirada de partes com problemas para colocar asfalto novo. Porém, com a falta de recursos, só devem ser feitos tapa-buracos a partir de agora
BR-287 - São Vicente do Sul a Santiago
Foi feita recuperação da rodovia e, em breve, será feita nova licitação para contrato de mais 2 anos de manutenção, que deve incluir tapa-buracos e a construção de terceiras faixas entre a entrada de Jaguari e o distrito de Chapadão
BR-392 - Santa Maria até a BR-290
Licitação feita no final do ano passado está prestes a ter contrato assinado. Demorou, pois tanto a primeira quanto a segunda colocada foram desclassificadas, e foi preciso chamar a terceira colocada. Devido ao corte de verbas, este ano serão priorizados apenas os tapa-buracos e a recuperação da rodovia entre o Arenal e o Passo do Verde, onde formaram-se trilhos no asfalto devido ao tráfego intenso de caminhões. Mas a construção de mais oito terceiras faixas previstas e a duplicação entre o trevo da Uglione e o acesso à Estância do Minuano devem ficar para 2017 em diante. Dnit tentará mais verbas para iniciar a duplicação no final deste ano, mas não há garantia