Produtores rurais que forneceram a fruta distribuída ao público da Festa da Uva, em Caxias do Sul, ainda não receberam o pagamento. A presidência do evento garante que o pagamento começa a ser feito na semana que vem, quase um mês após o fim da edição de 2016.
Conforme o presidente da Festa, Edson Néspolo, são cerca de R$ 600 mil a serem pagos. Neste ano, foram distribuídas 184 toneladas da fruta. Néspolo afirma que é comum que o acerto com os agricultores ocorra entre os meses de abril e maio.
Por outro lado, agricultores reclamaram ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais sobre a demora em receber o valor. Na manhã desta segunda-feira (28), a Gaúcha Serra conversou com um produtor que preferiu não se identificar. Ele diverge da versão do presidente da Festa e diz que, em outros anos, o pagamento era realizado ao fim do evento.
O valor pago é R$ 3 o quilo de uva. É 87,5% a mais que na edição anterior. Em janeiro, quando o preço foi anunciado, a Festa disse que essa era uma forma de valorizar o produtor rural diante de uma safra com previsão de quebra por causa do clima.