Uma operação policial realizada na manhã desta quarta-feira desarticulou um grupo criminoso que roubava entre cinco a 10 carros por semana na Região Metropolitana e realizava ainda a clonagem, revenda e utilização dos veículos para cometer outros crimes. O grupo também é responsável por ferir a tiros um policial civil durante roubo no início deste ano.
Cerca de 130 policiais civis e militares cumpriram 20 mandados de busca e nove de prisão preventiva em Gavataí, Cachoeirinha, Esteio, Porto Alegre, praia de Quintão e Palmares do Sul. No total, 12 pessoas foram presas. Além disso, cerca de 2 mil reais em dinheiro, drogas e armamentos foram apreendidos.
Leia mais notícias de Zero Hora
A ação, coordenada pelo delegado Alencar Carraro, da 1ª Delegacia de Polícia de Gravataí, investiga o grupo, que é de Cachoeirinha, mas tem ramificações em Sapucaia do Sul e Gravataí, desde o ano passado. A quadrilha desarticulada era liderada por Everton Elias Tormes Medeiros, conhecido como "Tamagochi". Condenado há mais de 100 anos de prisão por diversos tipos de crimes, como homicídio e roubo a banco, ele estava foragido desde setembro do ano passado, quando foi para o semiaberto.
"Tamagochi" havia cumprido cerca de 10 anos da pena na prisão quando voltou às ruas e começou a atuar no novo ramo. Conforme Carraro, o grupo roubava os veículos na Região Metropolitana e os encaminhava para Sapucaia do Sul e Canoas, onde eram clonados. Parte deles era revendido – tanto pela internet, como através de anúncios de jornal e também no interior do Estado –, uma pequena quantidade era trocada por drogas e outros eram repassados a membros da quadrilha e de outros grupos para a prática de novos roubos.
– Acreditamos que, com esse trabalho e com outra frente de ação, que é o combate ao desmanche, a demanda pelos veículos roubado irá diminuir bastante – destaca o delegado.
Além das 12 pessoas detidas durante a manhã de quarta-feira, outras cinco já haviam sido presas ao longo das investigações. Outra ação, em dezembro, havia prendido mais 20.
"Tamagochi" foi preso em flagrante no dia 10 de fevereiro em Porto Alegre, durante uma abordagem da Brigada Miliar. Ele estava com documentos falsos e forte armamento. Na operação desta terça-feira, os agentes cumpriram um mandado judicial contra ele na Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas, onde encontra-se detido.
Grupo tentou assaltar um policial civil em janeiro
Conforme o delegado Carraro, forma integrantes desta quadrilha que, em janeiro deste ano, tentaram roubar o carro de um policial civil em Gravataí. Sem saber que se tratava de um agente, os bandidos foram surpreendidos. O fato ocorreu no quilômetro 18 da RS-118.
O policial foi ferido por um disparo de arma de fogo. Antes disso, ele atingiu um dos bandidos: John Lenon Pedroso Nunes morreu. O outro criminoso fugiu em uma moto e levou a arma do policial. No entanto, Lucas Gonçalves da Silva foi preso dias depois em Imbé, no Litoral Norte, por roubo a pedestre.