Duas mulheres caíram de macas em hospitais de Santa Maria entre esta quinta e sexta-feira. Um dos casos, que aconteceu na tarde de quinta, no bloco cirúrgico do Hospital de Caridade, a filha da vítima registrou boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA).
Leia outras notíciais de Saúde
Conforme consta no registro policial, uma mulher de 56 anos passou por uma cirurgia para retirada de uma hérnia. No momento em que era transferida da cama para uma maca, para ser levada até a sala de recuperação, ela foi derrubada por funcionários do hospital. A vítima bateu a cabeça e o braço esquerdo no chão. Foram feitos exames que comprovaram que ela não sofreu lesões. Na manhã desta sexta-feira, a assessoria de imprensa do hospital afirmou desconhecer o caso.
O outro acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira, no Pronto Socorrro (PS) do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Uma idosa, de aproximadamente 80 anos, estava em uma maca no corredor, acompanhada de um familiar. Suspeita-se que, ao levantar, ela tenha se desequilibrado e acabou caindo. Segundo Salvador Penteado, chefe da Divisão de Gestão de Cuidados do Husm, a idosa já havia recebido alta.
- Era uma paciente da traumato. Ela estava em alta. Achamos que ela tenha tentado se levantar, quando a maca virou. O acompanhante pode ter se distraído, não sabemos, mas rapidamente o nosso pessoal prestou toda a assistência à senhora - esclarece Penteado.
A idosa teve o rádio - o osso do antebraço - quebrado e deve passar por cirurgia. Após receber os primeiros socorros, ela foi liberada e já está em casa. A operação deve ser feita no Husm, na semana que vem.
- Com a superlotação - hoje tínhamos 60 pacientes no PS -, não temos leitos disponíveis, que são bem mais estáveis do que macas de ambulâncias. Acidentes como esse não são comuns, mas acontecem - alega Penteado.