Chegou a semana em que o peixe vira protagonista no prato do gaúcho. A tradição da Semana Santa multiplica as feiras de pescado e faz essa compra obrigatória até sexta-feira, dia 25.
A 236ª Feira do Peixe de Porto Alegre começa nesta terça, dia 22, querendo superar as vendas de 2015. No ano passado, foram vendidas 366 toneladas de pescado. O evento, organizado pela prefeitura, vai até sexta-feira no Largo Glênio Peres, junto ao Mercado Público. Serão 59 bancas de pescado, uma com peixes vivos e cinco com peixe assado na taquara, bolinhos e espetinhos.
Outros dois eventos estão previstos para a Zona Sul da Capital entre quarta-feira, dia 23, e sexta-feira, 25. A 14ª Feira do Peixe da Restinga ocorre na Esplanada do bairro. Os moradores da região terão à disposição quatro bancas de pescado, uma com peixes vivos, três de alimentação, além de vinhos, artesanato, temperos e hortigranjeiros.
Otimismo
A 3ª Feira do Peixe de Belém Novo será na Praça Inácio Antônio Silva, em frente à Igreja Nossa Senhora de Belém. Lá, os consumidores terão banca de pescado e dez de artesanato.
– Queremos, no mínimo, comercializar a mesma quantidade que no ano passado. Para isso, apostamos na tradição do gaúcho de comer pescado na Semana Santa. Os produtores estão muito otimistas – diz o titular da Smic, secretário Antonio Kleber de Paula.
Leia mais
Descubra qual o pescado certo para cada tipo de prato
Seis dicas para não errar na compra do pescado da Semana Santa
Ainda na Capital, a Ceasa faz a Feira da Semana Santa com a promessa de peixes e frutos do mar pela metade do preço dos supermercados. Também começam nesta terça-feira eventos em Cachoeirinha, Canoas e Eldorado do Sul.
Os canoenses terão cinco locais na cidade para garantir o almoço da Sexta-feira Santa, além do chocolate de Páscoa. Confira abaixo os locais e horários.