O nome do senador Delcídio Amaral (PT-MS) não figura mais entre os membros da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), uma das mais importantes da Casa. Por solicitação da liderança do PT, Delcídio, que era presidente do colegiado, foi substituído pelo senador Donizeti Nogueira (PT-TO).
A troca foi publicada no Diário Oficial do Senado de quinta-feira passada. De acordo com os critérios de proporcionalidade, cabe ao PT a indicação do presidente da comissão. No retorno do recesso legislativo, a liderança do partido decidiu indicar a senadora Gleisi Hoffmann (PR) para a função.
Leia mais
STF mantém decisão que retarda processo contra Cunha na Câmara
STF decide manter preso ex-diretor da Petrobras Renato Duque
No retorno ao Senado, Delcídio Amaral deve adotar tom conciliador
Apesar da prerrogativa do PT, o nome de Gleisi precisa passar pela formalidade de uma eleição no colegiado. A definição da indicação da senadora foi acertada na quarta-feira da semana passada, durante reunião na residência oficial do Senado, com participação dos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, Raimundo Lira (PMDB-PB), presidente em exercício da CAE, Humberto Costa (PE), líder do PT na Casa, além da própria Gleisi.
A eleição de Gleisi Hoffmann deve ser formalizada na próxima reunião da CAE, marcada para a terça-feira da próxima semana. Antes disso, a indicação da senadora paranaense para presidência da comissão tem de ser lida no plenário do Senado, o que deve ocorrer ainda hoje.