Eleitores têm acampado e feito filas durante a madrugada para fazer o recadastramento biométrico em Lavras do Sul, na Região Central. O prazo se encerra em 9 de março, mas os atendimentos no município, feitos em um cartório provisório, estão na última semana.
Leia outras notícias de Política
Moradores relatam que eleitores fazem fila desde as 22h, sendo que os atendimentos começam às 9h. Eles usam barracas e cadeiras para passar a madrugada, e afirmam que o atendimento à população foi disponibilizado no meio da manhã desta quarta.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Caçapava do Sul, Fábio Guedes Macedo, o cartório, que oficialmente atende o município, disponibilizou atendimentos em Lavras do Sul devido à baixa procura dos eleitores.
O recadastramento pode ser feito desde agosto, mas, de acordo com Macedo, entre agosto e janeiro, apenas 20% dos cerca de 6,2 mil eleitores passaram pelo procedimento. Desde o dia 1º de fevereiro, quando começaram a ser oferecidos atendimentos em Lavras, foram quase 30%. Macedo afirma que as filas se formam porque os moradores acabam deixando o processo para "a última hora". O cartório improvisado no município, que conta com 11 profissionais, atende cerca de 130 eleitores por dia.
Os atendimentos em Lavras do Sul acontecem no Plenarinho, que fica junto ao prédio da prefeitura, na rua Coronel Mesa, até esta sexta-feira. Depois disso, poderão ser feitos apenas em Caçapava do Sul, até 9 de março. Em Lavras, o horário de atendimento é das 9h às 12h e das 13h às 15h.