Uma explosão deixou, nesta terça-feira, pelo menos 10 mortos e 15 feridos em Istambul, na praça de Sultanahmet, perto da basílica de Santa Sofia e da Mesquita Azul. O fato ocorreu por volta das 10h (6h de Brasília).
Ambulâncias e policiais foram enviados em grande número ao local, que é frequentado por turistas. Várias emissoras de televisão citam testemunhas que falam de um atentado suicida.
As autoridades investigam que tipo de explosivo foi utilizado e a autoria da explosão, que foi ouvida e sentida na Praça Taksim, a vários quilômetros de Sultanahmet. O governo turco suspeita de que a ação teve origem terrorista, afirmou uma fonte do Executivo que pediu anonimato, confirmando informações da imprensa local.
A área foi isolada pela polícia. Além disso, conforme a rede de televisão CNN-Turquia, o trânsito foi interrompido nas ruas próximas como medida de precaução.
O país vive em estado de alerta depois do duplo atentado suicida que fez 103 mortos, em outubro do ano passado, em frente à estação de comboios central de Ancara.