Uma cavalgada realizada pela Brigada Militar acessou Porto Alegre bem no horário de pico do trânsito, por volta das 7h30min desta segunda-feira, e causou transtornos a motoristas que tentavam chegar à região central da Capital.
Em comemoração aos cem anos do 4º Regimento de Polícia Montada (RPMon), dezenas de cavalarianos completaram o trajeto que fazia Bento Gonçalves, patrono da 4ª RPMon. Passaram pela BR-290, seguiram pela BR-116, atravessaram a Avenida da Legalidade, já deixando um rastro de congestionamento no trânsito, o Túnel da Conceição e descansaram, por cerca de uma hora, no Parque da Redenção. A cavalgada foi retomada por volta das 10h, seguindo em direção à Avenida Aparício Borges, onde se daria um evento comemorativo.
Questionada por Zero Hora, a Empresa Pública de Transporte e Circulação limitou-se a dizer que a Brigada Militar tem autonomia para fazer manifestações em via pública. Quando o ato comemorativo estava ocorrendo já nas ruas de Porto Alegre, a ação que o órgão teve foi de alterar os tempos das sinaleiras da Capital para minimizar o impacto no trânsito, informou a assessoria.
De acordo com o subcomandante do 4ºRPMon, Major Cláudio de Azevedo Goggia, a EPTC não foi informada da cavalgada porque a cavalaria tinha seus próprios batedores.
– Mas não houve maiores problemas porque circulamos pelo acostamento. Claro que em algumas vias não tinha acostamento. Mas em nenhum momento deixamos o trânsito bloqueado. O problema foi a curiosidade de quem passava, que reduzia a velocidade do carro – afirmou o major, em entrevista a Zero Hora.
Questionado sobre horário e dia escolhidos para se chegar em Porto Alegre – em uma segunda-feira com movimento de acesso além do normal, devido ao retorno do Litoral –, o major afirmou que uma "tocha olímpica não chega antes nem depois do horário de lançamento de uma Olimpíada", e que havia um evento marcado para esta manhã em Porto Alegre.
A Polícia Rodoviária Federal informou, por meio de sua assessoria, que havia sido notificada sobre a cavalgada. O trecho informado pela BM seria feito pela BR-290 desde Triunfo até Eldorado do Sul, e, a partir dali, pela BR-116, até a ponte sobre o Rio Jacuí.
* Zero Hora