A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou nesta sexta-feira uma nova morte por ebola em Serra Leoa, um dia depois de declarar o fim da epidemia na África Ocidental.
"Podemos confirmar um caso de Ebola em Serra Leoa", disse a OMS em um comunicado, depois de analisar o caso de uma mulher de 22 anos que ficou doente em uma localidade próxima à fronteira com a Guiné e que morreu há três dias.
Na quinta-feira, as primeiras análises realizadas pelas autoridades de saúde de Serra Leoa apresentaram resultado positivo ao vírus.
Apesar de anunciar o fim da epidemia, a OMS advertiu na quinta-feira a possibilidade do risco de novos focos em 2016, pois o vírus do ebola pode continuar presente em alguns fluidos corporais dos sobreviventes, como o sêmen, por exemplo, por até um ano.
A epidemia de ebola teve início em dezembro de 2013 na Guiné, de onde se propagou para Libéria e Serra Leoa, países de fronteira, antes de afetar nos dois anos seguintes uma dezena de países, incluindo Espanha e Estados Unidos, provocando um total de 11.315 mortes.