Em meio a tantas histórias envolvendo os imigrantes que vêm buscar no Brasil uma vida melhor para suas famílias, uma chamou a atenção nas redes sociais nesta segunda-feira, dia 4. É o dilema que vive Yves Antoine, 35 anos, que está há dois anos em Porto Alegre com a esposa e um filho de dois meses. Outros dois filhos seguem no Haiti, país que ele deixou para buscar emprego no Rio Grande do Sul.
A história de Yves ficou conhecida através da fiscal de trânsito da EPTC, Fernanda Pires, que a compartilhou no Facebook na tentativa de encontrar ajuda. Na segunda-feira, Yves foi demitido do emprego porque, devido a um problema de saúde, não conseguia carregar peso. Ele tem pedras nos rins e aguarda, desde janeiro de 2015, a realização da cirurgia pelo Sus.
Fernanda encontrou o haitiano na rua, que lhe pediu ajuda para encontrar um novo emprego. Ela então decidiu compartilhar a história com seus amigos no Facebook para ver se conseguiria ajudar de alguma forma. A publicação teve mais de 13 mil compartilhamentos até o início da tarde desta terça-feira.
O haitiano que virou voluntário após devolver roupas levadas por engano
Em entrevista ao programa Timeline da Rádio Gaúcha, na manhã desta terça, Yves disse que não pode ficar sem trabalhar porque precisa sustentar a família que está no Brasil e no Haiti. Felizmente, Fernanda Pires contou que já recebeu mais de mil mensagens de apoio no Facebook, inclusive ofertas de emprego para Yves.
– 2015 foi a prova de está tudo muito corrido, a gente acaba não possuindo tempo de ajudar, quantas pessoas já passaram por mim e eu simplesmente não pude ajudar? Mas quero agradecer a todas as pessoas que compartilharam e estão querendo ajudar o Yves de alguma maneira – disse.
Imigrante senegalês socorre passageira do Trensurb e história viraliza
Quem tiver alguma indicação de emprego para Yves pode entrar em contato com a Fernanda por meio do Facebook.
Leia outras notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook