A sensação é que, em 2015, deu a louca no tempo. O inverno surpreendeu com temperaturas mais altas e poucos dias de frio rigoroso. A primavera também foi esquisita, com temperaturas bem mais amenas. E o verão, que começa em 21 de dezembro, também vai ser diferente. A expectativa, segundo os meteorologistas, é de bastante chuva e temperatura mais amenas.
De acordo com Maria Clara Sassaki, meteorologista da Somar Meteorologia, essa variação é influência do El Niño. Segundo ela, durante a primavera, o fenômeno favoreceu a chegada de frentes frias ao Estado, o que deixou as temperaturas mais baixas. E assim será no verão.
- Haverá poucos dias de sol, o que não deixa as temperaturas subirem - diz Maria Clara.
Segundo a Somar, a média de chuvas nos três meses do verão, em Santa Maria, gira em torno dos 330mm. Para este ano, o esperado é um acumulado superior a 650mm.
De acordo com Nathalie Boiaski, professora do grupo de pesquisa em clima da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a atuação do El Niño deve permanecer, pelo menos, até abril ou maio de 2016. A professora afirma que o calor e a umidade contribuem para a formação de tempestades.
- Devemos esperar um volume de chuvas maior do que o de outros anos e tempestades mais severas. O verão será muito parecido com o que foi a primavera - explica Nathalie.
Segundo a previsão, as temperaturas devem ficar em torno dos 27ºC em Santa Maria durante o verão. Maria Clara destaca que o auge de calor da estação será entre o final de dezembro e o início de janeiro, quando devem ser registradas as maiores temperaturas, com máximas chegando aos 33°C. A meteorologista afirma que, para quem reservou hospedagem na praia, o veraneio não será dos melhores:
- O verão do Sul neste ano será de períodos prolongados de chuvas e poucos dias de tempo firme. Na região litorânea, ainda deve dar para aproveitar um pouco, mas teremos um verão bem ruim, com chuva forte, vento, granizo e descarga elétrica. O Natal e a Virada do Ano serão as melhores épocas para aproveitar a praia.