A correção em detalhes de estudos técnicos é o principal entrave para a andamento dos projetos de construção de corredores de ônibus na Grande Porto Alegre. Na fila, estão dez projetos que devem beneficiar nove municípios: Porto Alegre, Viamão, Alvorada, Gravataí, Cachoeirinha, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Em outubro de 2013, a presidente Dilma Rousseff anunciou em Porto Alegre a liberação de um financiamento de R$ 200 milhões para obras de mobilidade. Teriam preferência aquelas prevendo faixa exclusiva para ônibus, calçadas e ciclovias, conforme o PAC Mobilidade Grandes Cidades.
Segundo cálculo atualizado da Metroplan - responsável pelos estudos juntamente com as prefeituras - os projetos estão orçados em R$ 315 milhões. São R$ 300 milhões financiados via Caixa Econômica Federal e mais R$ 15 milhões do Estado, pendentes de confirmação.
"Os anteprojetos estão sendo entregues e analisados pela Caixa. Caso ocorra o acerto financeiro do Estado para absorver o financiamento, imaginamos que no segundo semestre de 2016 possamos licitar alguma obra", diz o arquiteto do Metroplan, João Salvi.
Caso saiam do papel, serão construídos em 59 quilômetros de corredores. Todos terão uma faixa exclusiva para ônibus e calçadas com acessibilidade universal. Em alguns casos haverá ciclovia.
Outros projetos em outra fila
De fora do PAC Mobilidade, outros cinco estudos também pleiteiam recursos federais. Nestes casos, os recursos são esperados de outro programa da União, o Pacto de Mobilidade Urbana. O Rio Grande do Sul conta com um investimento de R$ 143 milhões. Entre eles está a construção de faixa exclusiva na Estrada do Conde, entre Guaíba e Eldorado do Sul, totalizando 11,3 quilômetros. Também consta na relação a duplicação da Estrada Caminho do Meio, entre Viamão e Porto Alegre.
Confira abaixo a relação de projetos PAC Mobilidade Grande Cidades
Novo Hamburgo: Corredor de 4,46 km tendo como referência a avenida Nicolau Becker
São Leopoldo: avenida Thomaz Edison (7,72 km)
Sapucaia do Sul: Avenida Justino Camboim (4,3 km)
Esteio: Ruas e avenidas centrais (2,4 km de faixa exclusiva de ônibus com 3,3 km de ciclovia)
Cachoeirinha: Avenida Flores da Cunha (4,7 km de faixa com ciclovia)
Gravataí: Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira (11,2 km de faixa com 8,75 km de ciclovia)
Viamão: RS-040 até terminal de ônibus central (11,7 km)
Alvorada: Avenida Getulio Vargas (4,62 km)
Porto Alegre (dois projetos):
1) Avenida Assis Brasil (6 km do Triângulo até Cachoeirinha)
2) Avenida Bento Gonçalves, a partir da Estrada João de Oliveira Remião até Viamão (2 km)
Custo total: R$ 315 milhões (R$ 300 milhões via financiamento Caixa + R$ 15 milhões do Estado)