Uma apreensão de drogas realizada na tarde desta segunda-feira, em Novo Hamburgo, colocou a polícia em alerta para possíveis conexões de tráfico internacional dos criminosos que atuam na região do Vale do Sinos.
Em uma residência no bairro São Jorge, agentes da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP) de Novo Hamburgo localizaram um tijolo de cerca de um quilo de cocaína, com uma espécie de selo da sua provável procedência: "100% Colômbia".
– Chamou nossa atenção porque nunca tínhamos apreendido algo semelhante. Nossa suspeita é de que haja conexão de alguns integrantes da quadrilha para trazer essa droga da Colômbia – afirmou o delegado Tarcísio Lobato Kaltbach, titular da 1ª DP de NH.
Segundo o delegado, a investigação chegou à droga após monitoramento da quadrilha, que costuma alugar imóveis para usar como depósito dos entorpecentes. Com base em um mandado de busca e apreensão concedido pela Justiça, os policiais foram até uma das residências utilizadas pelo grupo, por volta das 15h30min. No local, encontraram, além do tijolo de cocaína com a inscrição, seis quilos de maconha, 1,25 quilo de crack e munições de espingarda calibre 12. A casa estava vazia e ninguém foi preso.
Com as informações do monitoramento e da apreensão, conforme o Kaltbach, já foi possível identificar membros do bando, para os quais devem ser encaminhados pedidos de prisão nos próximos dias.
Ainda conforme a 1ªDP, a investigação terá sequência para tentar rastrear a rota da cocaína localizada, e confirmar se ela veio realmente da Colômbia.
– É uma droga pura, consequentemente mais cara, que visa um público de maior poder aquisitivo. Vamos seguir investigando. (A apreensão) mostra como esses criminosos estão bem articulados – comentou o delegado.