Um homem, que teria colocado um apartamento a disposição de dois dos autores dos ataques de Paris, incluindo o suposto mentor Abdelhamid Abaaoud, foi preso nesta terça-feira, indicaram fontes policiais à AFP. Trata-se de Mohamed S., de 25 anos, que foi preso na periferia oeste de Paris. Sua detenção para interrogatório pode durar quatro dias.
De acordo com uma fonte próxima ao caso, ele é suspeito de ter servido como um intermediário entre a prima de Abdelhamid Abaaoud, que procurava um esconderijo, e Jawad Bendaoud, apresentado como um pequeno criminoso de Saint-Denis (periferia norte de Paris) e que disponibilizou aos dois suspeitos um alojamento.
Obama e Hollande visitam Bataclan em Paris para homenagear vítimas
Bélgica indicia sexto suspeito por participação nos atentados de Paris
Abdelhamid Abaaoud é, até agora, o único réu no processo judicial iniciado depois dos ataques de 13 de novembro, que deixaram 130 mortos e 350 feridos. Ele é acusado de "conspiração criminosa terrorista" e está em prisão preventiva.
Seis homens foram acusados na Bélgica, suspeitos de ter ajudado em sua fuga um dos supostos autores dos ataques, Salah Abdeslam, que continua foragido. Outro, Mohamed Abrini, também é procurado pela polícia belga. Um de seus parentes, Ahmed Dahmani, foi preso na Turquia.
França presta homenagem em Paris às vítimas de atentados
"Não cederemos ao medo, nem ao ódio", diz Hollande em Paris
Antes de ser detido, Jawad Bendaoud afirmou que não sabia que as pessoas que tinham alugado o apartamento eram jihadistas.
A polícia francesa realizou uma ação no apartamento em questão em 24 de novembro. Três dos ocupantes morreram: Abdelhamid Abaaoud, sua prima Hasna Aïtboulahcen e outro homem que ainda não foi identificado e que se explodiu.
* AFP