Caxias do Sul está a poucos passos de obter a outorga do aeroporto de Vila Oliva. Na terça-feira, o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) recebeu ofício da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) oficializando que o Estado abre mão da exploração do aeroporto. O documento, entregue a Alceu por um representante da SAC, é assinado pelo diretor de outorgas da SAC e pede o envio de documentos para continuar o processo. Na prática, isso significa sinal verde para que o município assuma, em breve, as negociações pelo novo terminal. As informações são do Pioneiro.
O pedido de outorga foi oficializado em agosto. Em reunião em Porto Alegre com o ministro de Aviação Civil, Eliseu Padilha, Alceu entregou ofício solicitando a outorga. Segundo Alceu, o documento foi elaborado atendendo a uma orientação do próprio ministro, que em junho disse que essa seria a melhor forma de viabilizar Vila Oliva, diante da situação do Estado e do país.
O ofício recebido na terça-feira por Alceu, além de confirmar a saída do Estado da negociação, solicita o envio de documentos para dar andamento ao processo de outorga, entre eles, o que determinou a área reservada ao aeroporto como de utilidade pública.
— Eu vejo a cada dia a outorga se consolidando. A prefeitura vai poder tomar a frente da negociação — comemora Alceu.
Ainda na terça-feira, o prefeito entregou pessoalmente a documentação a um representante da SAC que está em Caxias para acompanhar o Serra em Debate, evento promovido pelo Pioneiro e pela Rádio Gaúcha Serra para debater demandas logísticas da região, dentre elas, o aeroporto de Vila Oliva.
A outorga é esperança de Caxias do Sul para finalmente viabilizar o aeroporto de Vila Oliva, um debate de mais de cerca de cinco anos.
Se concedido o repasse, o município poderá fazer a licitação da contratação da empresa para elaborar o projeto executivo do novo terminal. Paralelo a isso, o Ministério dá andamento ao Estudo de Viabilidade Técnica (EVT).
Alceu concorda que Caxias do Sul deve batalhar por um aeroporto internacional de cargas e passageiros. Para isso, é possível apostar em parcerias público-privadas.
— Com certeza defendo um aeroporto de cargas e passageiros internacional. Mas uma coisa é fazer de cara, outra coisa é fazer em partes. O importante é que a infraestrutura e o projeto todo sejam feitos para o aeroporto internacional de cargas e passageiros, e aí vai desenvolvendo conforme for andando. Ninguém vai investir em Caxias só porque é bonito — argumenta.
Os 445,69 hectares destinados ao futuro aeroporto de Vila Oliva já estão reservados no Plano Diretor de Caxias e assinalados com marcos que delimitam o terreno. A área, na localidade de Tabela, foi definida pelo Estado apenas em 2011, embora as análises tenham começado ainda no início dos anos 2000.
Infraestrutura
Estado abre mão da exploração do aeroporto de Vila Oliva, em Caxias
O prefeito Alceu Barbosa Velho recebeu ofício confirmando a decisão e solicitando documentos, o que pode viabilizar a outorga a Caxias
Cristiane Barcelos
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