Embora os servidores estaduais tenham amanhecido na quarta-feira com depósito de no máximo R$ 3,7 mil, o governador José Ivo Sartori anunciou, pela manhã, que até o final do dia os salários seriam pagos integralmente. A garantia foi dada em entrevista de encerramento de 2015 no Palácio Piratini.
No entanto, o governador não assegurou os pagamentos em dia no ano que vem:
– Não sabemos como será daqui para a frente – resumiu.
Em seu discurso, Sartori também agradeceu aos servidores e anunciou, como "presente" de fim de ano, ponto facultativo durante toda a quinta-feira, último dia do ano.
– Agradeço aos servidores porque não se faz poder público sem servidores. Obrigado a todos que se dedicam a servir ao Estado – disse o governador.
No balanço do seu primeiro ano de mandato, Sartori destacou "as transformações já aprovadas legislativamente" como "importantes instrumentos que farão história na vida administrativa do RS". Em 2015, 39 dos 47 projetos do Poder Executivo foram chancelados pelos deputados. O mais recente e importante deles é a Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, aprovada em sessão extraordinária na madrugada de terça-feira.
Questionado sobre o que esperar de 2016 (após fechar o ano com seis pacotes do ajuste fiscal), Sartori limitou-se a dizer que "o desafio é outra caminhada, é o caminho da execução". E não deu detalhes sobre projetos que devem ser adotados no próximo ano.
– Feliz fim de ano – disse, encerrando a entrevista e deixando o pátio do Piratini, da mesma forma como chegou, ao lado da primeira-dama e de secretários de governo.
Veja como foi a coletiva de imprensa: