Em sua conta no Twitter, a presidenta Dilma Rousseff manifestou nesta quarta-feira solidariedade a Chico Buarque. Cercado por um grupo de jovens, o cantor e compositor foi provocado, na segunda-feira, em função do seu ativismo político em favor do PT.
Em vídeo divulgado pelo site Glamurama, Chico aparece discutindo em via pública no Leblon, bairro onde mora no Rio de Janeiro. O músico saía de um restaurante onde mensalmente janta com amigos. Por volta da meia-noite foi abordado por uma turma de jovens entre 20 e 30 anos.
Pela rede social, Dilma ressaltou que o Brasil tem uma tradição de conviver de forma pacífica com as diferenças e que as divergências de opinião devem ser respeitadas. "A disputa política é saudável, mas deve ser feita de forma respeitosa, não furiosa", publicou.
A presidente também disse repudiar qualquer tipo de intolerância e de patrulha ideológica. "A Chico e seus amigos, o meu carinho", finalizou Dilma no microblog.
O ex-presidente Lula também saiu em defesa de Chico Buarque em sua página no Facebook: "Chico Buarque é um patrimônio da cultura e do povo brasileiro; nosso maior artista, o mais fino intérprete da alma de nossa gente. É admirado, por tudo o que fez e faz na música e na literatura, e respeitado, como cidadão consciente que jamais se omitiu nas lutas pela democracia e justiça social. Um brasileiro com essa trajetória, e que tem no sangue a herança do professor Sérgio Buarque e de dona Maria Amélia, não merece ser ofendido, muito menos por sua coerência".
Para o petista, "é muito triste ver a que ponto o ódio de classe rebaixa o comportamento de alguns que se consideram superiores, mas não passam de analfabetos políticos. Apesar de vocês, amanhã há de ser outro dia. Receba, querido Chico, nossa solidariedade, sempre". O post, intitulado "Um abraço ao amigo Chico", é assinado por Lula e Marisa, mulher do político e ex-primeira-dama.
Posted by Lula on Terça, 22 de dezembro de 2015
UM ABRAÇO AO AMIGO CHICO Chico Buarque é um patrimônio da cultura e do povo brasileiro; nosso maior artista, o mais...