A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira a confirmação de um novo caso de infecção pelo vírus ebola na Libéria, que tinha sido declarada livre da doença em setembro.
- Há um novo caso confirmado - divulgou o porta-voz da OMS, Tarik Jasarevic, sem dar mais detalhes.
No início de setembro deste ano, a OMS confirmou que a Libéria estava livre do ebola pela segunda vez. Em maio, a organização tinha feito um anúncio idêntico, mas o vírus ressurgiu no país seis semanas mais tarde.
A Organização Mundial da Saúde declara um país livre de ebola 42 dias - duas vezes a duração máxima do período de incubação - após o último caso conhecido da febre hemorrágica.
Em 7 de novembro, a OMS anunciou Serra Leoa como livre da transmissão do vírus. No país, foram infectadas 14.089 pessoas, das quais 3.955 morreram.
A Guiné-Conacri, por sua vez, ainda não foi declarada livre da transmissão do vírus, mas não registra qualquer caso da doença desde o dia o últimos dia 8, de acordo com o site da entidade.
A epidemia de ebola que afetou a África Ocidental é a mais grave desde a identificação do vírus, em 1976. Desde o fim de 2013, a doença deixou cerca de 11,3 mil mortos entre pouco mais de 28 mil infectados, a maioria na Guiné-Conacri, em Serra Leoa e na Libéria, segundo a OMS.
* AFP