Uma menina de 1 ano e 8 meses morreu na madrugada de sábado em Passo Fundo, no norte do Estado, com suspeita de meningite meningocócica. Valentina de Souza Garbin estava internada desde sexta-feira no Hospital São Vicente de Paulo e faleceu por volta da 1h. Conforme o secretário de Saúde de Passo Fundo, Luiz Artur Rosa Filho, o município aguarda o governo do Estado confirmar se a menina morreu mesmo da doença.
- A resposta deve chegar para nós na quarta-feira, mas o hospital já fez a análise e tudo indica que seja meningite. Estamos trabalhando com essa hipótese - diz o secretário.
RS registra 17 mortes por meningite, superando em 30% total de 2014
A avó da menina está internada no Hospital da Cidade também com suspeita de meningite. Segundo a casa de saúde, seu estado de saúde é grave.
A meningite meningocócica, também chamada de bacteriana, é do tipo mais grave da doença e, por isso, foi montada uma rede de proteção na cidade. Cerca de 50 pessoas que tiveram contato próximo com a menina estão fazendo um tratamento que dura dois dias. Entre elas, 40 crianças da escola de educação infantil onde Valentina estudava.
- A expectativa é de que esta rede tenha efeito de contenção da doença. Se em cinco dias não aparecerem novos casos, encerra-se esse episódio.
O secretário lembra que os principais sintomas da meningite meningocócica são dor de cabeça, febre e falta de apetite.
* Zero Hora