Um homem morreu e três foram presos na manhã desta sexta-feira (27) após o ataque a um carro-forte na rodoviária de Rio Grande. Os bandidos renderam os vigilantes do veículo enquanto os caixas do local eram abastecidos e levaram cerca de R$ 170 mil, além de armas dos vigias.
Uma viatura da Brigada Militar estava nas proximidades e percebeu a ação dos criminosos. Houve perseguição e troca de tiros. Um dos criminosos, Rafael Santana Soledade, de 23 anos, ficou ferido e acabou morrendo no hospital Santa Casa. Havia um quinto homem no carro. Ele pulou do veículo em movimento durante a perseguição, segundo informações dos policiais militares que atenderam a ocorrência.
O grupo foi preso nas proximidades do campus Carreiros da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), após o veículo em que estavam cair em uma valeta. Além do dinheiro foram recuperadas as armas dos vigilantes roubadas pela quadrilha. Estão detidos Felipe Osório Mota, de 24; Paulo Roberto Miranda Filho, de 24 e Eric Muller Alves de Lira, de 29.
A ação desta manhã provocou apreensão entre os moradores e alunos da universidade, já que houve intensa troca de tiros. Moradores da Vila Maria, onde o carro capotou, reconheceram o grupo. Eles alugavam uma casa no bairro. Policiais militares foram até o local e encontraram diversos celulares e cinco capacetes diferentes.
A informação da polícia é que o grupo veio da Bahia e trabalhavam no Polo Naval de Rio Grande.