Uma forte tempestade atingiu a região de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, no fim da tarde desta quinta-feira. De acordo com os bombeiros da cidade, quatro residências ficaram completamente destruídas na comunidade de Monte Alegre, no interior da cidade, e outras seis sofreram danos sérios. Quatro pessoas ficaram feridas e foram encaminhadas para o Hospital Regional de Chapecó. Meteorologistas da Epagri ainda avaliam o caso, e não está descartada a suspeita de que um pequeno tornado tenha atingido a região - os ventos chegaram a 72 km/h. Os estragos impressionaram os bombeiros que atenderam a ocorrência. Segundo eles, o cenário era semelhante ao encontrado em Xanxerê no mês de abril.
Às 22h47min, a Epagri emitiu um comunicado oficial, afirmando que Santa Catarina foi atingida por tempestades severas nesta quinta-feira, em Chapecó e em Jaraguá do Sul e região, no Norte do Estado. Segundo os meteorologistas do órgão, as tempestades severas podem ser Microexplosões, mais comuns, e Tornados, que respondem por apenas 1% das ocorrências. Eles explicam que, devido à falta de fotos, vídeos e testemunhas, "até o momento não se tem como confirmar qual dos fenômenos ocorreu nestas cidades".
Confira galeria de imagens do temporal no Oeste:
Prejuízos
Também houve uma série de destelhamentos nos bairros Santo Antonio, Quedas do Palmital, Água Amarela e Seminário, na região urbana da cidade. As cidades de Águas de Chapecó e São Carlos também registraram danos. Em São Carlos, houve queda de árvores. Já em Águas de Chapecó ocorreram destelhamentos na zona rural. Lonas estão sendo distribuídas para os moradores afetados.
Ainda segundo os bombeiros, quedas de árvores sobre a rede de alta da tensão da Celesc deixaram milhares de unidades consumidoras sem luz. O blecaute provocou, inclusive, atraso no jogo entre Chapecoense e Internacional, pela Série A do Campeonato Brasileiro. Antes previsto para 19h30min, o jogo só começou uma hora depois.