Quase um mês depois das fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana, moradores de diversas áreas ainda sofrem as consequências dos alagamentos. No bairro Rio Branco, em Canoas, o problema é mais evidente nas calçadas.
Em frente às casas da região, uma das mais atingidas pelos temporais, o acúmulo de telhas, sofás, colchões e outros objetos que ficaram inutilizados pelos temporais prejudicam a rotina dos moradores.
Chuva, vento e granizo causam estragos no Estado
Saiba como ajudar as pessoas afetadas pelas chuvas no RS
Entre as principais reclamações, moradores relatam a dificuldade em se deslocar nas calçadas e a preocupação com os animais que são atraídos pelo lixo.
Caminhando pela rua em busca de um caminhão que recolhesse a sujeira em frente à sua casa, a artesã Valéria Macchi, de 50 anos, conta que os entulhos estão no local esperando recolhimento há mais de duas semanas:
- Essa sujeira toda nos atrapalha e assusta pela quantidade de bichos que aparecem. Perdi tudo nas chuvas, e agora temos que enfrentar ainda essa situação perigosa. O lixo está atraindo muitas ratazanas, que acabam entrando em nossas casas - desabafa.
Conforme o secretário municipal de Serviços Urbanos de Canoas, Flávio Pradié, a prefeitura tem realizado uma força-tarefa para limpar as ruas da cidade, operando com 40% a mais de efetivo dentro das regiões mais atingidas.
Desde os primeiros temporais, a prefeitura estima que tem recolhido cerca de mil metros cúbicos de lixo por dia - em operações normais, se recolhe entre 300 e 400 metros cúbicos. Segundo a prefeitura, de 15 de outubro a 3 de novembro, foram carregadas 2.958 caçambas de entulho recolhido.
- Estamos trabalhando ininterruptamente desde o dia 15 de outubro com toda nossa equipe de limpeza, além de contarmos com a ajuda de equipamentos de outras secretarias.
O secretário, entretanto, admite que o acúmulo de lixo ainda é uma realidade para muitos moradores, mas que a permanência dos entulhos nas calçadas de alguns bairros é justificada pelas grandes proporções das destruições que ocorreram na região. A previsão é de que o trabalho intensivo de limpeza continue por pelo menos mais 30 dias.
- Calculo que tivemos mais 30 mil casas com avarias, e cerca de 60% delas estão nos bairros Rio Branco e Niterói. A reconstrução dessas casas é fragmentada, depende de diversos fatores, já que cada morador está arrumando a sua em um tempo diferente. Por isso, por mais que a gente passe o caminhão uma vez por dia em cada rua, sempre haverá mais entulhos. Esse cenário vai demorar ainda para passar - explica.
O presidente da Associação dos Moradores do bairro Rio Branco, Belamir Batista Fanfa, confirma que a limpeza está sendo feita, porém, acredita que de forma muito lenta, gerando desconforto para os moradores.
- Recebo muitas reclamações por dia, de gente que está sofrendo com a quantidade de lix, acumulado no local onde mora, que não tem telhas para repor em suas casas. A prefeitura não está dando assistência para muita gente, eles não estão dando conta do recado - afirma.
Início do processo para liberação do FGTS será na quinta-feira
Em nota, a prefeitura afirma que o início do processo para liberação do FGTS para os atingidos em Canoas será no próximo dia 11, das 9h às 18h e orienta os moradores a manter os objetos de descarte dentro do pátio de casa e entrar em contato com a Central do Cidadão pelo telefone 08005101234 para agendar uma visita de recolhimento.
Além disso, são oferecidos pontos para deposito dos materiais (telhas, galhos e madeira, móveis, caliças, plásticos e pneus) em algumas regiões da cidade, que funcionam de segunda a segunda, das 8h às 18h:
Locais dos Ecopontos
-Ecoponto Verde - Quadrante Sudoeste
Rua Hermes da Fonseca, 1770, Bairro Rio Branco
-Ecoponto Vermelho - Quadrante Sudeste
(Central de Triagem Jorge Lanner) - Rua G, 141, Bairro Niterói
Locais para solicitar liberação do FGTS:
- Centro Social Urbano
Rua Rio Grande do Sul, 1790 - Mathias Velho
- Igreja Imaculada Conceição
Rua Ana Neri, 1309 - Rio Branco
- CAIC
Avenida 17 de abril, s/n - Guajuviras
- Centro de Assistencia Social La Salla
Rua Lajeado, 1300 - NIteroi
A documentação necessária e demais informações estão disponíveis no site www.canoas.rs.gov.br
* Zero Hora