Moradores do distrito de Boca do Monte, em Santa Maria, estão sem luz há sete dias. Nesta quarta-feira, dois grupos organizaram protestos para pedir uma solução.
Um grupo de moradores da localidade de Estância Velha, na Boca do Monte, interior de Santa Maria, se reuniu na sede da AES Sul, na manhã desta terça-feira. Eles estão sem luz desde quinta-feira da semana passada, e reclamam dos prejuízos que enfrentam para seguir com a produção de leite.
Carlos Rodrigo do Couto, 34 anos, é um dos produtores lesados. Ele tem gerador, o que não deixa o leite estragar, mas os custos acabam saindo muito caros.
_ Para manter o gerador se gasta 2,5 litro de gasolina por hora. Aí fica muito caro manter o gerador por sete dias. O litro de leite é vendido por R$ 0,70, aí imagina quantos litros de leite é preciso para pagar um de gasolina _ questiona o produtor.
Em dezembro do ano passado, moradores da mesma localidade ficaram sem luz e, em protesto, derramaram leite na sede da AES Sul. Agora, eles prometem não sair do local até terem uma previsão do restabelecimento da energia elétrica ou até que equipes desloquem para fazer os consertos na localidade de Estância Velha.
De acordo com os manifestantes, cerca de 100 casas estão sem luz na localidade e há 10 postes caídos.
Estrada do Boca do Monte foi bloqueada
Por volta das 7h30min desta quarta-feira, moradores da localidade do Passo da Ferreira bloquearam a VRS-830, rodovia que dá acesso a Boca do Monte. O protesto também foi motivado pela falta de energia elétrica.
Os manifestantes reclamam que a luz foi restabelecida em alguns pontos da localidade, mas cerca de 20 famílias ainda estão sem luz.
- É só um trecho que ainda não tem luz e não temos nenhuma resposta da AES Sul, ninguém veio ver a situação. Algumas casas ficaram três dias sem luz, mas na Rua Aristide Ziegler ainda tem casas no escuro. A comida que tinha foi toda fora - explica Daiani Oliveira, 33 anos, moradora do local.