A uma semana das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, quem passou o ano se dedicando aos estudos não pode marcar bobeira. O DG conversou com dois professores de cursinhos preparatórios na Capital, Anderson Sid, mestre de Biologia do Fênix, e Giovany de Ávila Araújo, professor de Química do Pop, para elaborar dicas úteis para os estudantes.
Neste ano, o Ministério da Educação não vai encaminhar o cartão de confirmação pelos Correios. Os candidatos devem acessá-lo pelo site. Até a tarde de sexta, 2 milhões de candidatos não haviam consultado o local onde farão as provas.
Antes de mais nada, é bom saber:
- Os portões de acesso serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h. As provas começam às 13h30min.
- O Enem tem quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação.
- 1º dia de prova: 24 de outubro, de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Tempo para a prova de quatro horas e meia.
- 2º dia de prova: 25 de outubro, com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Tempo: cinco horas e meia.
O que levar no dia
- Caneta de tinta preta, com material transparente.
- Documento de identificação original com foto.
- É recomendável levar o cartão de confirmação da inscrição.
Se fizer isto, será eliminado
- Realizar consulta ou comunicar-se com outros participantes durante as provas.
- Levar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos.
- Usar óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
- Detectores de metais serão usados em todos os banheiros.
- Para evitar que a prova vaze, como já ocorreu em anos anteriores, todos os malotes que guardam as provas têm lacres eletrônicos que identificam o horário em que foram abertos.
Os 10 toques dos mestres
1. Faça simulados
Pegue provas anteriores (o Portal Inep disponibiliza, é só fazer a busca na internet) e faça os simulados no mesmo horário previsto para as provas. O Enem é uma prova muito extensa, com bastante leitura _ mesmo nas questões de exatas, há muitas interpretativas. Fazendo o simulado no mesmo tempo que tem para a prova, o aluno se prepara para a hora que for para valer.
2. Leia jornais e revistas
O Enem exige a produção de uma redação que pode relacionar questões sociais, políticas, culturais e científicas a partir de uma situação. Além disso, a redação exige que o candidato proponha uma solução para o problema apresentado no tema. Assim, o candidato deve ser criativo também. Ler jornais e revistas e assistir a telejornais são tarefas importantes para buscar informações para se preparar.
3. Resolva primeiro as questões mais fáceis
O estudante deve começar a responder primeiro as questões que tem mais facilidade. Se deixá-las para o final da prova, mais cansado pelo desgaste das outras perguntas, pode acabar errando o que sabia, caindo em pegadinhas da prova.
4. Sem atraso
Já conferiu o lugar onde vai fazer a prova? Dê uma passada no local para conhecer e informe-se sobre os horários dos ônibus que passam por lá. Lembre-se de que os intervalos no final de semana são diferentes dos outros dias. O trânsito também muda nos dias da prova. Então, a melhor saída é chegar até o meio-dia, para não correr o risco de não entrar na escola por atraso.
5. Crises brasileiras
O Enem costuma cobrar questões atuais. As crises política, econômica e hídrica do país, que estão em todos os noticiários, não devem escapar.
6. Boa alimentação no dia da prova
Prefira fazer uma alimentação leve nos dias das provas. Não exagere para não ficar cansado, com sono, durante os testes. Dê preferência a frutas e carboidratos integrais, que prolongam a sensação de saciedade.
7. Mantenha os hábitos
Não é o momento de virar noites estudando. Mantenha os hábitos normais, para não ficar muito cansado nesta fase.
8. O que levar
Além da caneta preta, leve um lanche leve, como barrinha de cereal ou chocolate, e água.
9. Leia antes
Antes de ler os textos de apoio, leia a pergunta antes. Assim, você otimiza o tempo já procurando a resposta durante a leitura do texto. Lembre-se de que o Enem é uma prova de resistência, envolve não só conteúdo, mas, principalmente, interpretação. E é bom lembrar também que há apenas três minutos para resolver cada questão. Por isso, não é bom ficar muito tempo na mesma. Se passou três minutos e não conseguiu chegar à solução, passe para a próxima. Caso contrário, pode sacrificar toda a prova.
10. Cartão de respostas
Não se esqueça do tempo para preencher o cartão de respostas da prova. De nada adianta acertar as perguntas e não ter tempo de marcar as respostas no cartão. Separe uns 20 minutos para fazer isto.