O nível da Lagoa dos Patos baixou 40 cm na manhã desta terça-feira (27), medindo 1,60 m quando a média é de 60 cm. Segundo a Defesa Civil de Pelotas, a água está diminuindo nas ruas e nenhuma família foi resgatada nas últimas horas. No entanto, a orientação ainda não é de retorno às residências, devido à previsão de ventos fortes na quinta-feira (29). Continuam desabrigadas 137 pessoas.
A Defesa Civil não soube informar a quantidade de pessoas desalojadas porque muitos já retornaram de forma espontânea às residências.
A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) já restabeleceu o fornecimento de energia em 1.270 casas. Ainda há 686 pontos sem luz que passam por avaliações ainda nesta terça-feira.
A Prefeitura iniciou a construção de um dique provisório no Valverde para impedir a entrada de mais água do banhado até o Canal São Gonçalo. Entretanto, das duas retroescavadeiras que trabalham no local, uma foi danificada. A previsão de término, que era na quarta-feira (28), deve atrasar.
Rio Grande
O número de desabrigados caiu pelo segundo dia consecutivo em Rio Grande. Na Associação Rio-Grandina de Auxílio aos Necessitados (Assoran), estão 54 pessoas. De acordo com a Secretaria de Assistência Social, os alagamentos na localidade estão diminuindo. Outras famílias já sinalizaram a vontade de deixar o abrigo.