Com janelas quebradas e alagamentos de salas e corredores devido ao temporal que atingiu Porto Alegre na última madrugada, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre montou uma operação especial para conserto dos estragos e atendimento de pacientes nas próximas 48 horas.
AO VIVO: temporais bloqueiam ruas e fecham três estações do trensurb. Siga
Equipamentos e computadores foram danificados. O edifício ficou sem luz e o sistema informatizado saiu do ar, o que forçou enfermeiras e médicos a trabalharem com prescrições em papel.
Motorista sai ileso após árvore esmagar carro em Porto Alegre
Bombeiros encontram corpo de jovem desaparecido em arroio na Capital
A principal orientação do Clínicas é que os pacientes evitem procurar a emergência até sábado. Embora não tenha sofrido nenhum dando físico, o setor, com 41 vagas para adultos, tem 127 pessoas em atendimento. Pacientes estão sendo transferidos para unidades de internação para tentar desafogar o espaço e reabrir a emergência.
- A situação é bem complexa. Por sorte a gente estava com pacientes em recuperação, que já tinham saído das salas cirúrgicas - disse a supervisora de enfermagem Karen Gandolfi.
Metade dos bairros de Porto Alegre está sem água
Com a inutilização temporária de alguns leitos, inclusive no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), pacientes tiveram que ser remanejados e cirurgias eletivas foram suspensas. Como o hospital já opera na sua capacidade máxima, o recebimento de novos pacientes fica prejudicado até o reparo dos danos.
No Ambulatório, serão priorizados os que têm consulta previamente agendada. Por causa dos estragos, todas as consultas marcadas para esta quinta-feira foram canceladas, assim como as cirurgias não urgentes.
Leia mais notícias sobre a chuva no Rio Grande do Sul
- A gente nunca fecha a porta, mas vamos priorizar os casos de urgência, graves - informa Karen.
Pacientes que não compareceram podem remarcar suas consultas pelo telefone (51) 3359-8311.
*Zero Hora