A partir de informações obtidas pelos setores de inteligência do Batalhão de Operações Especiais (Boe) e do Comando de Policiamento da Capital (CPC), a Brigada Militar chegou a uma casa na Zona Norte da Capital, na qual era escondida uma submetralhadora. Charles Evlanir Silva da Silva, que estava na casa, foi preso em flagrante.
De acordo com informações do Boe, a arma foi localizada na casa 21 da Rua D, do Loteamento Bela Vista, localizado nas proximidades da Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, bem próximo ao limite entre Porto Alegre e Alvorada.
Charles recebeu os policiais na frente da residência e não demonstrou resistência. Quando solicitado, ele mesmo levou os PMs ao interior da casa.
Além da submetralhadora, foram encontrados um carregador, 21 munições de 9mm, uma quantia em dinheiro, 16 chipes e um celular. A arma é do tipo artesanal, parecida com outra que havia sido apreendida em Viamão, em 2013. Daquela vez, o Denarc apreendeu uma submetralhadora artesanal 9mm, similar a uma metralhadora MT 12.
Armeiro
Já em maio passado, um homem preso por tráfico de drogas em Alvorada e também pela suspeita de ser um armeiro responsável pelo abastecimento de armas artesanais a traficantes da Região Metropolitana.
No ano passado, Evlanir acionou judicialmente o Estado, requerendo indenização de
R$ 70 mil sob alegação de ter perdido o globo ocular durante uma ação policial. O caso tramita em grau de recurso.