Uma explosão em um prédio de dois andares no bairro São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro, atingiu cerca de 40 imóveis residenciais e comerciais, segundo a Defesa Civil.
O fato ocorreu por volta das 3h desta segunda-feira. Após a explosão, o edifício desabou.
O Corpo de Bombeiros resgatou sete pessoas dos escombros, entre elas uma criança. Seis vítimas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Souza Aguiar. As informações são do jornal O Globo.
O prefeito Eduardo Paes, que está no local, disse que "as cenas são impressionantes" devido à grande quantidade de ferro retorcido com o impacto da explosão, provocado pelo forte deslocamento de ar.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fato pode ter sido provocada por um vazamento de gás, devido a botijões instalados clandestinamente no local. O impacto da explosão foi tão forte que pôde ser ouvido a mais de dois quilômetros de distância, no bairro vizinho de Benfica.
Portas de lojas ficaram destruídas, janelas de prédios da vizinhança tiveram os vidros estilhaçados, e janelas de alumínio tiveram a estrutura retorcida.
Segundo moradores da região, o restaurante que funcionava no prédio passou por pequena reforma recentemente. O prefeito Eduardo Paes mencionou que foi informado pela Companhia de Gás do Rio de que o edifício não é abastecido por gás de rua, o que indica que o local tinha botijões.
- É mais provável que seja uma explosão de gás, mas a gente precisa levantar isso com calma. São dados que ainda estamos levantando - observou.
Paes acrescentou que a prefeitura ajudará as vítimas da explosão e que as equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estão no local para prestar qualquer auxílio que for necessário.
- Vamos aguardar ao longo do dia quais são as reais necessidades dessas pessoas. Demos sorte na questão da mobilidade, porque como hoje é feriado do comerciário nós vamos ter um movimento menor nas ruas - analisou.
Nesta segunda-feira, em razão do feriado do Dia do Comerciário, o comércio não abre.
* Zero Hora com informações da Agência Brasil