O substituto do general Antônio Hamilton Martins Mourão, retirado do Comando Militar do Sul (CMS) após criticar o governo e propor homenagem a um dos símbolos do regime militar (1964-1985), já foi escolhido.
O novo comandante do CMS é o general de exército Edson Leal Pujol, que ocupava até ontem a Secretaria de Economia e Finanças do Exército - justamente o cargo para o qual foi transferido, agora, o general Mourão.
Edson Pujol, considerado um dos mais preparados militares brasileiros, é gaúcho de Dom Pedrito, filho do coronel da BM Péricles Pujol. O general estudou no Colégio Militar de Porto Alegre de 1967 a 1970. Começou carreira militar em 1971, como aspirante a oficial, e cursou a famosa Academia Militar de Agulhas Negras (RJ). É da Cavalaria.
Foi primeiro colocado na turma de Cavalaria da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais.
No Rio Grande do Sul ele já comandou a 1 Brigada de Cavalaria Mecanizada de Santiago. Entre março de 2013 e março de 2014, comandou a Força de Paz na Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah).
Ele também foi ligado ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, entre abril de 2014 e abril de 2015.