Princesas, rainhas reis e bruxas estiveram no Calçadão de Santa Maria, na manhã desta quinta-feira. Os personagens saíram das páginas dos livros para ensinar para a criançada da rede municipal de ensino a importância de ler. Ao longo do dia, está prevista uma série de atividades dedicadas ao incentivo à leitura.
No Centro, os alunos da Escola Aracy Barreto Saccchis apresentaram uma peça de teatro. Mas as atividades não foram restritas aos alunos. O gosto pelos livros é compartilhado entre todos. Enquanto os pequenos se concentravam na encenação, integrantes da Casa do Poeta de Santa Maria distribuíam poesias e livros .
- Eu estava indo para casa quando fui parada. Só de ganhar um livro fiquei muito feliz - conta a estudante de Psicologia, Elora Montelli Pereira, 21 anos.
A professora aposentada Madalena Pippi, 70, também foi surpreendida ao ganhar uma poesia, enquanto passava pelo Calçadão. Ela conta que trabalhou durante anos em um biblioteca e é fã dos livros:
- Ler é uma coisa tão fantástica, fiquei muito feliz com a atividade!
O projeto é uma iniciativa nacional e nasceu em Barueri (SP). Ao longo desta quinta-feira, 400 cidades brasileiras organizam atividades que incentivem os hábitos de leitura. Além de locais públicos, escolas também terão uma atividades especiais durante o dia.