O Rede Sustentabilidade dará seus primeiros passos em Santa Maria na tentativa de fazer com que a sigla se insira no contexto político-partidário da cidade. Para isso, o deputado federal João Derly (foto), que trocou o PC do B pela Rede, estará no município e cumprirá uma extensa agenda em Santa Maria. Conforme o vereador Jorge Trindade, que saiu do PT e, agora, está na sigla de Marina Silva, Derly anunciará emendas para a cidade e para a UFSM.
Mas o ponto alto da agenda de Derly deve ocorrer na noite de sexta-feira, quando o parlamentar anunciará a formação de uma comissão provisória da Rede Sustentabilidade em Santa Maria. A ideia é que, em março do próximo ano, o partido já tenha um diretório constituído. Após superada essa etapa, a Rede deve dar início às tratativas partidárias para avaliar qual será a posição do partido frente à corrida eleitoral de 2016.
Uma situação, contudo, já está definida: Jorjão, como é conhecido, concorrerá novamente à vereança. A ideia é que se mantenha a cadeira e, se possível, conquistar mais uma vaga para a legislatura 2017-2020.
Quem também ingressou na Rede Sustentabilidade em Santa Maria foi o ex-candidato à prefeitura de Santa Maria Tiago Aires, que concorreu pelo PSol ao pleito em 2012 e, à época, ficou em penúltimo lugar.
A agenda do deputado
Pela manhã de sexta-feira, às 10h30min, João Derly realizará uma palestra na UFSM, no prédio 67, e ele falará sobre "O legado dos jogos olímpicos" e também de temas como lei de incentivo aos esportes e tendências pós-olimpíadas. À tarde, às 14h, o deputado terá um encontro com o reitor Paulo Burmann. Na sequência, ele concederá uma coletiva à imprensa na própria universidade. Por fim, a agenda na UFSM se encerra com uma visita ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
No sábado, o deputado estará em São Pedro do Sul, também na Região Central, onde será anunciada a filiação da vereadora Elaine Luci dos Santos Pereira, que deve deixar o PMDB para se filiar à Rede.