O Programa Municipal de Proteção ao Consumidor Santa Maria (Procon/SM) divulgou, nesta terça-feira, o ranking parcial das 20 empresas que mais motivaram reclamações de consumidores de janeiro até 15 de outubro.
A operadora de telefonia fixa e celular Oi-Brasil Telecom, está no topo do ranking, com 248 reclamações, seguida das operadoras Claro, Vivo e Tim. Também integram o ranking lojas de departamentos, supermercados, operadora de energia elétrica, bancos e operadoras de cartão de crédito, concessionária de água e esgoto.
Conforme a auditora fiscal que coordena o Procon, Márcia Moro, o órgão recebeu 2 mil reclamações formalizadas desde janeiro presencialmente. Não estão na conta as reclamações feitas pelo site consumidor.gov.br.
Ranking:
Oi Brasil Telecom - 248 reclamações
Claro - 189
Vivo - 128
Tim - 67
Net - 66
Carrefour - 56
Itaú-Unibanco - 52
GVT - 45
Sky - 40
Magazine Luiza - 37
Aessul - 32
Walmart /Big - 31
Cefederal - 23
Editora Globo - 23
Lojas Deltasul - 19
Uol - 18
Cartão Hipercard - 17
Lojas Colombo - 16
Corsan - 16
Lojas Becker - 14