Os temporais que têm causado estragos no Rio Grande do Sul não devem parar nesta semana. Conforme a Climatempo, há risco de chuva forte e queda de granizo nos próximos dias na metade norte do Estado, abrangendo as regiões Norte, Noroeste, Missões, Serra e Centro.
O motivo da instabilidade é uma frente fria que está parada entre o norte gaúcho e Santa Catarina. Além disso, há uma área de baixa pressão no Paraguai, o que também contribui para a formação de fortes precipitações no Estado.
O "alerta total" para os temporais nessas regiões segue entre esta quinta-feira e o início da sexta, quando o tempo deve começar a melhorar. A tendência é de que o dia permaneça nublado, com algumas aberturas de sol, entre a tarde de sexta e todo o sábado.
A exceção é a Serra, onde o tempo seguirá fechado na sexta-feira, com risco de chuva fraca. No sábado, os municípios da região ainda poderão ter pancadas de chuva com pouca intensidade, mas o sol deve predominar na maior parte do dia.
No domingo, a instabilidade aumenta e pode voltar a chover forte na metade Norte, incluindo também a Fronteira Oeste e o Centro.
Para a Região Metropolitana, a tendência é de que o dia permaneça nublado entre esta quinta-feira e o domingo.
- Na sexta-feira, o vento que sopra do mar favorece a formação de nuvens na Região Metropolitana - afirma a meteorologista Fabiana Weykamp.
Embora com muitas nuvens, o sol pode aparecer em algumas partes do dia, mas não elevará a temperatura. Fabiana explica que o dia será ameno, com variação térmica entre os 18ºC e os 24°C. Caso chova, será apenas uma garoa.
Na Região Sul, na Campanha e no Litoral, o tempo também será sem chuva entre esta quinta-feira e o domingo.
Amigos levam comida e carinho aos afetados pela cheia na região das ilhas