Na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, 343 mil animais devem ser vacinados na Região Central. A campanha começa oficialmente no próximo domingo, mas na prática os animais devem ser vacinados a partir de terça-feira por causa do feriado. As informações são da Rádio Gaúcha.
Os bovinos e bubalinos que serão vacinados têm idades entre zero e 2 anos. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação vai oferecer 135 mil doses de vacinas gratuitamente para produtores de 26 municípios da Região Central.
Intenção do Paraná em retirar vacina contra febre aftosa pressiona RS a rediscutir imunização
Os produtores, além de estarem incluídos no Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (PRONAF) ou no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar (PECFAM), devem cumprir outros requisitos: devem possuir até 30 bovinos ou búfalos no rebanho, por núcleo familiar, e devem ter comprovado vacinação em campanhas anteriores. Os produtores que não pagaram multas aplicadas previamente não têm direito ao benefício.
Só em Santa Maria, cerca de 45 mil bovídeos devem ser imunizados, e 8 mil doses de vacina serão entregues nas subprefeituras dos distritos. Quem não tiver direito às vacinas deve comprar as doses e apresentar nota fiscal nas Inspetorias de Defesa Agropecuária da secretaria - caso contrário, serão autuados.
O Rio Grande do Sul está livre da circulação do vírus desde 2002. Entre 2000 e 2001, foram registrados 52 focos da doença, e mais de 26 mil animais foram sacrificados. Além disso, foram gastos aproximadamente R$ 11 milhões em ações sanitárias para a contenção da doença.
Calendário de entrega das vacinas nas subprefeituras de Santa Maria:
- Passo do Verde: 4 de novembro, manhã
- Santa Flora: 4 de novembro, tarde e 5 de novembro, manhã e tarde
- Palma: 10 de novembro, manhã e tarde
- Arroio Grande: 11 de novembro, manhã e tarde
- Arroio do Só: 17 de novembro, manhã e tarde
- Pains: 18 de novembro, manhã e tarde; e 19/11, manhã
- São Valentim: 23 de novembro, manhã e tarde
- Santo Antão: 24 de novembro, manhã e tarde
- Boca do Monte: 25 de novembro, manhã e tarde