A reunião do Conselho Universitário (Consu) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) aprovou, na quarta-feira, um aditivo ao convênio da Unifra com a Federal para realizar estágios curriculares no Hospital Universitário. Dos 38 conselheiros, oito foram contra.
A gerente de Ensino e Pesquisa do Husm, Beatriz da Silveira Porto, alega que há muitos anos a Unifra e outras particulares têm convênios com a UFSM. Segundo ela, este ano, 453 alunos da Federal fazem estágio obrigatório no Husm, além de 179 estudantes de outras instituições públicas e particulares - entre elas, UFRGS, Unifra, Fisma, UPF, UCS, Unisc, URI e as catarinenses Uniplac e Unochapecó. Uma das condições é preservar o espaço a alunos da UFSM.
Babá confessa que inventou ter sido vítima de golpe de estelionatários no Husm
Há vários anos, alunos de Enfermagem, Nutrição, Engenharia Biomédica, Física Médica, Terapia Ocupacional e Serviço Social da Unifra fazem estágios obrigatórios no Husm. Agora, o Consu incluiu técnico de Enfermagem. A Unifra pagará R$ 3 por hora/aula à UFSM. Beatriz diz que o Husm contribui com a formação desses profissionais, muitos que atuarão no SUS no futuro, e que essa troca entre instituições é salutar à formação dos alunos e feita conforme as regras.