O tradicional Desfile Farroupilha, que sempre acontece no dia 20 de setembro, na Avenida Medianeira, foi cancelado em Santa Maria. A decisão aconteceu na manhã de sexta-feira, durante uma reunião da Comissão Executiva dos Festejos Farroupilhas, na Câmara de Vereadores. Na região de cobertura do "Diário", 22 cidades, incuindo Santa Maria, não terão desfiles.
Entidades tradicionalistas não participarão do Desfile Farroupilha em Santa Maria
Em Santa Maria, após o impedimento do uso de cavalos no desfile, por causa da doença do mormo, a 13ª Região Tradicionalista (RT) decidiu, na quinta-feira à noite, que não iria participar do evento. Das 40 entidades da cidade, 36 estiveram presentes na reunião e, por unanimidade, posicionaram-se contra a participação no desfile temático. A decisão foi tomada em apoio às entidades que costumam desfilar só com cavalos.
Com a decisão das entidades e, também, da Brigada Militar (BM) de não participar, os integrantes das 13 instituições que compõem a Comissão Executiva dos Festejos Farroupilhas (prefeitura, Câmara de Vereadores, 3 Divisão de Exército, Base Aérea, Polícia Rodoviária Federal, Brigada Militar, UFSM, 8 Coordenadoria Regional de Educação, Cacism, CDL, Arquidiocese de Santa Maria, 13ª RT e União dos Escoteiros do Brasil) decidiram cancelar o evento.
_ A decisão de não haver o desfile foi unânime. Na atual conjuntura, com a definição da Brigada Militar de não participar e também das entidades, restou à comissão executiva essa opção. O momento agora não é de montar uma grande estrutura para pouca gente participar. Vamos trabalhar para que, no ano que vem, o desfile aconteça _ afirmou o coordenador da 13ª Região Tradicionalista, Ildo Wagner.
Na sexta-feira, também na Câmara de Vereadores, houve a Manhã Tradicionalista, que faz parte da programação da Semana Farroupilha. No local, uma centelha da Chama Crioula foi acesa, e apresentações artísticas e culturais de entidades tradicionalistas ocorreram no Plenário.
Decisão inédita
Segundo o conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) Carlinhos Lima, essa é a primeira vez que o Desfile Farroupilha deixa de acontecer na cidade. A prefeitura não soube informar desde que ano o evento é realizado em Santa Maria, mas, segundo Lima, que acompanha o festejo desde 1964, antes disso, a cidade já comemorava a data e contava com o ato.
_ Eu comecei a participar em 1964, quando fundaram o CTG Tropeiros da Querência, na minha casa, no bairro Perpétuo Socorro. Mas, um pouco antes, o evento já existia e ele nunca foi cancelado. Já aconteceu de ser menor, devido, principalmente, à chuva, mas nunca haviam cancelado _ afirma.
Programação está mantida
Apesar de o desfile de 20 de Setembro não ser realizado em Santa Maria, o restante da programação da Semana Farroupilha do município está mantido. A abertura oficial do evento acontece neste sábado, na Estância do Minuano.
A Chama Crioula, um dos símbolos do festejos, será conduzida, a partir das 11h30min de sábado, da Associação Tradicionalista Poncho Branco até a Estância do Minuano. No local, a partir das 14h30min acontece a distribuição da centelha aos municípios que integram a 13ª Região Tradicionalista (RT).
O fogo simbólico será levado, a cavalo, pelos integrantes do Departamento de Cavalgadas da 13ª RT, que já a trouxeram do Chuí. Em função da doença do mormo, só entrarão na Estância os animais que estiverem com a Guia de Trânsito Animal (GTA) em dia. Na guia, deve constar que os cavalos foram vacinados contra a influenza, além de terem realizado os exames da anemia infecciosa e do mormo com resultados negativos.
_ Será feito todo o controle por seis veterinários, regimentados pela Estância e pela 13ª RT. Eles vão controlar se tem a GTA e, caso não tenha, a pessoa entrará a pé para a buscar a chama _ afirma Carlinhos Lima, conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).