Mais de 80 famílias estão desabrigadas e tiveram de ser alojadas pela prefeitura em Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul, entre quarta e quinta-feira. Na manhã desta sexta, a Defesa Civil do município ainda não tinha a contagem atualizada do número de atingidos, mas estimativa é de que passe de 100 famílias.
Sobe para 56 mil o número de atingidos pela chuva no RS
Elas tiveram de sair de suas casas após duas chuvas de granizo consecutivas: uma na segunda, outra, na noite de quarta. Além disso, devido a precipitação sem trégua - nesta manhã, por exemplo, continua chuviscando na região -, há localidades do município onde moradores estão ilhados e, em botes, são resgatados pelo Corpo de Bombeiros.
Inverno atípico dá lugar a primavera quente e chuvosa no RS
Grande parte das famílias afetadas são moradores da Vila da Quinta e estão abrigados no salão paroquial da comunidade. No bairro Castelo Branco, um número menor de pessoas também ocupa salas da Escola João de Oliveira Martins. Nos dois locais improvisados, elas recebem alimentação, apoio de assistentes sociais e ajuda da população do município. De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Rio Grande, Glênio Freitas, mais de 6 mil famílias foram atingidas pelas fortes chuvas no município - nem todas, no entanto, tiveram de sair de casa.
O trabalho de recuperação do estragos e alojamentos de famílias atingidas tem o alento da previsão do tempo para os próximos dias. Segundo o ClimaTempo, a partir de sábado, o mau tempo deixa a região, ainda que o dia continue nublado. A partir de domingo e durante toda a semana, a perspectiva é de tempo seco e céu limpo na região.
* Zero Hora
Situação de emergência
Mais de 80 famílias tiveram de sair de casa em função da chuva em Rio Grande
Telhados de residências foram danificados devido a quedas de granizo, e alagamentos deixam famílias ilhadas em bairros como a Vila da Quinta
Bruna Scirea
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: