A Prefeitura de Santa Maria abriu a licitação que prevê reformas em dois cemitérios do município, além do primeiro crematório da cidade. A data de abertura é 16 de novembro deste ano, às 8h30min, na prefeitura. Nesta sessão, o Executivo receberá os envelopes das empresas interessadas. As informações são da Rádio Gaúcha.
A empresa vai administrar os cemitérios Santa Rita e São José pelo prazo de 15 anos, podendo ser renovado por mais 15 - neste período, o valor mínimo a ser repassado pelo municípo é de R$ 50 mil. A empresa também será responsável pela segurança e ampliação do número de túmulos nos dois locais.
A principal novidade é referente ao Cemitério Santa Rita, que terá o primeiro crematório do município, além de floricultura, lancheria e estacionamento interno. A partir do início do serviço, a empresa terá cerca de dois anos para concluir o crematório. O número de carneiras e jazigos a mais vai depender da proposta da empresa.
As empresas serão definidas pela melhor técnica e maior oferta de preços. Hoje, o São José é administrado pela própria prefeitura e tem 1,7 mil túmulos e 280 carneiras. O local realiza em média 35 sepultamentos e 20 exumações por mês e está com a capacidade esgotada.
Em três meses, a empresa deve remover todos os jazigos abandonados. Já o Santa Rita é administrado por uma empresa através de contrato emergencial. O local tem 4,7 mil jazigos e 32 carneiras e realiza em média 15 velórios e 8 exumações por mês.
Os serviços devem começar entre o final deste ano e o início de 2016, assim que a empresa for definida. Nos próximos dias, deve sair também a licitação para administração do Cemitério Ecumênico.